Thursday, March 13, 2008

Manifesto

Carta aos companheiros da América do Sul,

Boa Vista, 13 de Março de 2008, Roraima - Brasil


Meus caros,
Talvez eu não seja ninguém. Eu não sou ninguém muito importante. Mas estou aqui para falar o que está acontecendo.
Há alguns entre nós (sim, falo de nosso continente), que ousam dizer que devemos apoiar e ajudar as FARC. Ainda existem aqueles que nem sequer as reconhecem como um grande problema.
Isso é totalmente inadmissível.
Primeiro, falo aos meus irmãos brasileiros.
Meus amigos, povo de caráter, povo de luta, povo guerreiro! Acorda! Não deixem que seus olhos sejam cobertos por falcatruas ou meras suposições. Abram seus olhos!
As FARC podem parecer um problema distante para vocês. Mas para mim (que moro razoavelmente perto da região), isso é algo com que devemos nos preocupar.
Recentemente, o senhor Marco Aurélio Garcia (assessor da Presidência, ou seja, falando em nome do nosso país), disse que o Brasil não classifica as FARC como grupo terrorista, mas as considera numa posição neutra e ainda exigiu maiores desculpas bolivianas pela invasão.
Tal invasão que tirou do caminho o número 2 das FARC (Raúl Reyes), um dos maiores assassinos e terroristas, e ainda foram encontradas no seus laptop documentos que mostram o envolvimento das FARC com a Venezuela.
Meus irmãos brasileiros! Não podemos deixar tal imagem se espalhar. As FARC não são um grupo terrorista simplesmente porque estão numa lista. O são por causa de todas as atrocidades que tem feito, não só contra nossos irmãos colombianos, mas contra todo o nosso continente.
Acordem meus amigos! Como podemos aceitar o fato de que o Brasil tem dito ser amigo dos narcotraficantes? Porque é exatamente essa imagem que, unindo-se ao comunismo desvairado de Chávez, o temos passado.
Não podemos deixar que isso aconteça! Como podemos sequer cogitar que as FARC não sejam terroristas e sim “guerrilheiros”?!

Agora falo aos meus irmãos da América do Sul,
América do Sul, essa é a hora, uni-vos, essa é a hora de nos unirmos contra um inimigo em comum. Sim, inimigos! É isso que eles são!
Povo boliviano, seja forte, peço a Deus que em breve chegue o dia onde serão resgatados de toda essa crueldade. Onde poderão rever seus familiares, onde poderão se lembrar do que é ter paz.
Irmãos vizinhos, talvez nunca na nossa história tivéssemos uma situação como essa. Não percamos mais tempo! Vamos nos unir! Pode parecer que esse não seja um assunto de tanta importância, mas é.
Irmãos venezuelanos que ainda estão acordados, resistam! Em breve chegará sua liberdade também. Cuidem para que Chávez não domine as mentes de suas crianças. Resistam, pois em breve (tenho fé nisso) seus irmãos da América do Sul irão ao seu auxílio.
Meus irmãos da América do Sul, cuidado! Talvez, quando resolvam dar importância a esse assunto, já seja tarde demais. Não permitamos que, no nosso meio, estejam terroristas, narcotraficantes, assassinos, seqüestradores. Essa organização não é algo bom. E nem se tornará. Temos de nos unir, e tirar de vez essa mancha no nosso continente! É hora.
Como já disse, as FARC não são um grupo terrorista simplesmente porque estão numa lista, e sim por causa de todas as atrocidades que têm feito contra nossa terra.
Irmãos, não ignorem o que acabaram de ler. Ignorem quem o escreveu, sim! Mas não ignorem a situação para a qual caminha nossa terra. Não! Acordai!
Eu sou só alguém que quer o bem da nossa terra. Sou alguém que é contra as FARC. Sou alguém que acredita na união de irmãos contra o perigo. Sou só alguém que está preocupado com seus irmãos.
Esse é o meu manifesto.

No comments: